img

Computador ecofriendly feito de papelão

27 de agosto de 2014 Sem Comentários

Cerca de 85% de todos os produtos que são vendidos no mundo são embalados em papelão, e a manufatura desse material produz e lança diversos gases perigosos diariamente na atmosfera. Apesar de estar entre os produtos que apresentam maior taxa de reciclagem no Brasil – cerca de 45,5% (em 2011) -, imagine se os outros 54,5% fossem transformados em um computador? Sensacional não é?

 

montagem papelão1

 

Então, esse computador já existe e foi desenvolvido por um projeto acadêmico na faculdade de Houston nos Estados Unidos. No Recompute a caixa que protege as peças do computador é feita de papelão, mas a sustentabilidade também está empregada em todo o ciclo de vida, da produção ao descarte.

 

montagem papelão2

 

Segundo a marca, o material é seguro e não corre o risco de pegar fogo, por exemplo, pois as próprias ranhuras no papelão funcionam como ventilação natural para a máquina. Já se ocorrer de o produto se molhar, os testes feitos mostraram que a máquina poderia ser usada após 24 horas.

 

montagem papelão3

 

Além disso, o projeto do Recompute facilita a desmontagem, se tornando não só mais fácil de reciclar, mas aumentando a probabilidade de que isso aconteça. E, mesmo que o Recompute não seja reciclado, o impacto será significativamente menor do que o de um computador normal.

 

Os modelos podem custar de 599,95 dólares a até 999,95 dólares, e podem ser comprados pelo próprio site do produto (aqui), mas não consegui ver se eles entregam no Brasil. De qualquer forma, achei tão bacana, que não poderia deixar de falar aqui no blog. Gostaram?

 

Deixe seu comentário





Blog Moda Verde
© 2014 Todos os direitos reservados

Andressa Designs