img

Experiência sustentável no Expresso 500

24 de junho de 2014 1 Comentário

Muitos são os restaurantes com alguma ação sustentável, mas o Expresso 500 é um verdadeiro mergulho nessa experiência… A casa é bem recente, abriu há apenas quatro meses e eles já ganharam dois prêmios da Veja BH: Bar Revelação e Para ir à dois. Tão logo fiquei sabendo da novidade pela internet já tratei de fazer a minha reserva.

 

 

Inclusive, esse é um capítulo a parte na casa, porque eles funcionam às quintas-feiras, nos outros dias eles se dedicam a eventos fechados. Toda a parte de reserva é feita pelo site da casa, em seguia eles enviam um e-mail explicando o que fazer caso você queira cancelar, um dia antes enviam uma mensagem de confirmação da reserva e no dia ainda me ligaram para confirmar mais uma vez! (gostei!)

 

restaurante expresso 500

 

Como o Expresso 500 funciona no segundo andar de uma casa no bairro Caiçara (Rua Frei Orlando, 500), eles não têm uma fachada e nenhuma placa indicativa do local. Ao chegar você tem que tocar o interfone como se tivesse chegando em uma casa normal mesmo… O restaurante é uma ideia da família Guimarães, cujo chefe Bruno Guimarães (um dos filhos) é o responsável pelo cardápio, mas toda a família também está envolvida…

 

Fomos recebidos pelo pai dos meninos que nos indicou a escada que dá acesso ao restaurante. Ao subir fomos convidados a escrever nossos nomes em um pequeno pedaço de papel que, em seguida, foi colocado em um coração que decora o hall de entrada do restaurante (muito fofo! – mostrei no instagram).

 

montagem coração

 

A decoração do lugar é bacana, bem no estilo casa mineira, com muitos elementos que lembram fazenda de interior… Fiquei com vontade de ir em um dia no fim de tarde, porque a vista e o clima devem ser bem agradáveis (pena que não funciona…)

 

Para abrir os trabalhos, primeiro eu pedi um refrigerante orgânico (Wewi) – que estava doida para experimentar. Na verdade, o gosto parece de energético e o engraçado é que ele não tem muito gás. Esse refri é sem sódio e a latinha de 269 ml tem 112 calorias (R$ 4,50).

 

Depois pedi um suco de uva integral (R$ 9,00) e ao pedir a bebida os clientes levam pra casa de brinde uma lamparina com os vidros reaproveitados. O pai dos meninos me contou que eles já estão desenvolvendo um próximo brinde para entregar aos clientes, que serão sabonetes feitos com o óleo reaproveitado da cozinha. No próximo mês os sabonetinhos já devem estar prontos…

 

Para beber, meu namorado escolheu duas opções da carta de cervejas mineiras (que eu esqueci de anotar os nomes e os preços, sorry!)…

 

montagem bebidas

 

O cardápio é bem enxuto e parece que muda com frequência, porque antes de ir eu vi algumas coisas pelo facebook e, chegando lá, já não constava no cardápio… Mas vamos aos pratos: de entrada pedimos coxinhas de frango com um molho de mostarda e mel (uma delícia!).

 

Nos pratos principais, meu namorado pediu um talharine de linguiça com pimenta biquinho e queijo minas (gostoso!), e eu pedi um surubim com batatas salteadas. Só que devido a um problema na cozinha o talharim chegou antes do meu peixe e , infelizmente quando o surubim veio, a parte do meio ainda estava cru (uma pena!).

 

De sobremesa a única opção do cardápio era um doce de queijo, que tem toda uma ligação com a história da família e estava bem gostoso!

 

* Esqueci de anotar os preços!

montagem pratos

 

Deixei a parte sustentável para o final porque tem bastante coisa… Toda infraestrutura do restaurante é baseada em atitudes que buscam preservar o meio ambiente. Ou seja, lá eles conseguem captar a energia solar, tem uma torre de captação para gerar energia eólica e também conseguem coletar a água da chuva que, tratada, eles utilizam para abastecer os sanitários dos banheiros.

 

As flores comestíveis e as ervas usadas nos pratos são plantadas na horta do local, tudo bem natural… Os resíduos passam por coleta seletiva e, com parte é feita a compostagem. Além disso, todo o material de limpeza é biodegradável. O mais bacana é que eles desenvolveram tudo sozinhos!

 

Toda a equipe é simpática e super atenciosos. Vida longa ao Expresso 500!

1 comentário!

     

    Deixe seu comentário





    Blog Moda Verde
    © 2014 Todos os direitos reservados

    Andressa Designs