img

Mineiros participam do Paraty Eco Festival

20 de outubro de 2014 Sem Comentários

Ontem terminou o Paraty Ecofashion, evento que gostaria muito de ter conferido de perto, mas que infelizmente tive que ficar acompanhando pelas redes sociais mesmo… Quem também perdeu, vem comigo conferir algumas coisas que rolaram por lá!

 

O evento começou no último dia 16/10 com com as Exposições Raízes que são resultados de ações junto a artesãos da cidade de Paraty e entorno, de comunidades tradicionais locais, alunos do Instituto Colibri e do Núcleo de Moda Cairuçu, dirigidas pelo designer Renato Imbroisi, realizadas em parceria com equipe de professores e consultores. Com o tema geral do evento, Mestres do Mar, o conteúdo é apresentado em quatro módulos: Alto Mar, Mestres do Mar, Guaranis e Caiçaras em espaços distintos dentro da casa.

 

montagem paraty1

 

Seis oficinas estimularam a troca de saberes e fazeres. As atividades abordaram diversas áreas e proporcionam aos interessados ampliar seus conhecimentos com técnicas de bordados, colagens, criação e design, transformação, acessórios, máscaras e também, para a alegria dos amantes da culinária, oficina de gastronomia caiçara. Uma das participantes foi a designer Chiara Gadaleta.

 

montagem paraty2

 

Com a casa cheia o estilista, designer, pesquisador e ilustrador Ronaldo Fraga deu a palestra “Carneseca ou um turista aprendiz em terra áspera”. Ronaldo que já tem essa preocupação em seus trabalhos, em abril desse ano lançou, em parceria com a empresa Rhodia, o primeiro fio biodegradável do mundo. O fio se desintegra 50% em pouco mais de um ano dentro de aterros sanitários.

 

montagem paraty3

 

Os acessórios acima são da JS Design Sustentável e feitos pela designer Julieta Sandoval. As peças são desenvolvidas em papel de reaproveitamento, obtido através de parceiros de cooperativas de coleta seletiva, ou sem tratamentos químicos, pintado a mão com tintas a base de água.

 

A Mostra de Moda e Design Sustentáveis contou com a participação de estudantes e profissionais de moda, uma ótima oportunidade de intercâmbio cultural, de se conhecer o trabalho de pessoas de diversas regiões do país que atuam numa mesma linha ideológica e conceitual, e de apresentar projetos, ideias, produtos, realizações de moda e design sustentáveis. Esse ano foram 63 projetos inscritos e 34 selecionados.

 

De Minas Gerais foram selecionados: as designers Nayara Mendes Morato, Iáskara Isadora Silveira de Oliveira, Fernanda Oliveira Alves, o designer Henrique Assis Campos (de Ipatinga), Ana Sudano e Rafael Morais (da marca Grama), Alinne Martins e Carolina Duó (de Juíz de Fora)

 

OBS: Esse não é um post patrocinado.

Fotos: Iberê Périssé

 

Deixe seu comentário





Blog Moda Verde
© 2014 Todos os direitos reservados

Andressa Designs