img

Visitando a fábrica da Natura no Pará

17 de setembro de 2014 2 Comentários

Hoje quero falar de uma experiência que tive lá em 2010 com uma empresa que é uma das principais referências em sustentabilidade, senão o maior exemplo brasileiro no assunto: a Natura.  Quando escrevia para um caderno de responsabilidade social de um jornal aqui de BH tive a honra de ser convidada, junto com outros 30 jornalistas, para conhecer a fábrica e todo o processo produtivo da Natura em Belém, no Pará.

 

montagem natura1

 

Na época, a marca estava lançando uma nova série de produtos da linha EKOS e, por três dias tivemos a oportunidade de ver como seria feito o manejo sustentável das novas matérias-primas, a conservação e a recuperação de áreas de agricultura e extrativismo familiar. A Natura estava investindo R$ 2,6 milhões para oito novas comunidades selecionadas em torno da região Amazônica, num total de 263 famílias fornecedoras dos insumos.

 

montagem natura2

 

Em um dos dias por lá, tivemos a oportunidade de conhecer uma vila habitada por uma comunidade quilombola em Jacarequara, pertencente ao município de Santa Luzia,  distante cerca de 200 quilômetros de Belém. Passamos o dia lá, almoçamos a comida feita pela comunidade local e entramos na floresta Amazônica para ver de perto como era feita a extração do murumuru – um fruto originado de uma palmeira brasileira, uma árvore que cresce em regiões específicas de várzeas e alagadas. Alguns jornalistas até se arriscaram no banho de rio.

 

montagem natura3

 

Para ler a matéria completa que saiu na época, acesse abril – natura (1) e abril – natura.

2 Comentários

  1. sébastien BEREAU
    17/09/2017 às 13:38

    Bom dia,
    Gostaria visitar a fabrica da Natura em Belém com minha turma do liceu Melkior de Caiena da Guiana Francesa. Vc pode me dar o contato da fabrica para mandar mail para ela.
    Muito obg
    Sébastien BEREAU

 

Deixe seu comentário





Blog Moda Verde
© 2014 Todos os direitos reservados

Andressa Designs